GCC1
 

3 primeiros passos para aprender a fazer melhor: Seu Autorretrato | Selfie | Foto de vocĂȘ mesma! 😉

VocĂȘ que gosta de postar uma foto de vez em quando ou vocĂȘ empreendedora digital que PRECISA postar suas fotografias com excelĂȘncia jĂĄ se perguntou: _Como eu faço isso melhor?!


É natural que uma pessoa que nĂŁo estuda fotografia e nĂŁo treine isso, tenha maior dificuldade na hora de fotografar tudo rs, mas se fotografar Ă© especialmente mais difĂ­cil, atĂ© para os fotĂłgrafos.

Reuni entĂŁo 3 passos iniciais para vocĂȘ conseguir começar a melhorar isso, e Ă© claro que existem muitos outros passos a seguir, mas de nada adianta eu te encher de informaçÔes que caberiam em um curso que te orientaria de forma muito mais completa. AliĂĄs, quem sabe um dia eu crie um curso para vocĂȘ heim! Curte essa publicação pra eu saber que devo pensar melhor nisso...


Bom sem mais delongas, vamos aos passos:


1 - INTENCIONALIDADE

Pois Ă©, essa parte Ă© simples e difĂ­cil! Sua fotografia precisa ter uma intenção, atĂ© quando ela Ă© uma simples selfie feita em um passeio apenas para recordação e nem serĂĄ publicada, ainda sim serĂĄ uma memĂłria muito melhor se vocĂȘ pensar em onde vai guardar / postar esta foto, para que estĂĄ fazendo esta imagem e o que quer transmitir com ela.


Imagine que vocĂȘ quer guardar a memĂłria de um ponto turĂ­stico, e vocĂȘ quer aparecer na foto, a intenção Ă© guardar a recordação do local e de vocĂȘ lĂĄ certo?. De que adianta vocĂȘ aparecer linda e o local nem aparecer porque vocĂȘ fez a foto perto de mais? E se for uma linda construção mas vocĂȘ cortou ela na metade e sĂł se da conta em casa?


Agora pense em outra situação... VocĂȘ Ă© uma empresĂĄria e seu desejo Ă© transmitir autoridade, elegĂąncia e a confiabilidade do seu produto, sĂł que na hora de fazer a sua foto, vocĂȘ estĂĄ descabelada, de pijama em um quarto bagunçado. NĂŁo combina nĂ©!

Ou pior, vocĂȘ quer passar uma noção leve, de quem trabalha de casa, estĂĄ sempre perto da famĂ­lia e ama poder estar mais a vontade para trabalhar. Mas vocĂȘ vai lĂĄ e faz uma fotografia com maquiagem forte e um terninho bem engessado num ambiente da sua casa que vocĂȘ fez parecer um escritĂłrio tradicional. A foto pode atĂ© ficar linda mas nĂŁo transmite nada do que vocĂȘ deseja!


EntĂŁo mantenha em mente que vocĂȘ deve alinhar a sua fotografia com a intenção que quer transmitir com ela.

2 - COMPOSIÇÃO

A composição Ă© basicamente o que vocĂȘ vai criar a partir da sua intenção, ou seja, se vocĂȘ quer transmitir a imagem de empresĂĄria tradicional, precisa usar elementos tradicionais. Vale estudar cenĂĄrios, cores, disposiçÔes. Mas se os recursos sĂŁo menores, aposte no clean. Um fundo uniforme e apenas algum detalhe que lembre o que vocĂȘ pretende. Neste cenĂĄrio abaixo, eu queria remeter a delicadeza, imaginei: E se eu tivesse uma floricultura? EntĂŁo usei no fundo apenas uma cortina branca e u vaso de flores no chĂŁo. Para a roupa preferi um vestido e para um toque romĂąntico fiz uma trança no cabelo, vocĂȘ verĂĄ o resultado no fim dessa publicação.

Dica: Para fotografias de perfil Ă© importante escolher um fundo uniforme, a fotografia precisa ter contraste e te destacar!

Dica BĂŽnus: Se a foto for para o crush, teste usar elementos aconchegantes... vai fazer a foto na cama? coloca um edredom fofinho, usa um roupĂŁo de banho encorpado...

Espaço claro com cortina branca ao fundo e vaso de flores no chão

3 - ILUMINAÇÃO

Fotografia é luz! portanto não da pra fazer ela sem luz... simples assim? Não! Precisa saber usar a luz também...

Se vocĂȘ nĂŁo faz ideia de como usar, permanece me acompanhando que vou ensinar muitas coisas mas pra vocĂȘ começar hoje com suas fotos, a forma mais prĂĄtica Ă© encontrar um local bem iluminado, de preferĂȘncia luz natural e de janela que jĂĄ vem suave. O segredo Ă© observar com atenção como as sombras se comportam, como a luz se comporta em vocĂȘ e nos objetos, confie no seu feeling e teste.


No meu caso usei uma iluminação profissional posicionada na lateral de onde eu estava, criando as sombras que eu queria na cortina e em meu rosto, usei um rebatedor no chĂŁo para ajudar com as sombras fortes de mais. Se vocĂȘ nĂŁo entendeu nada CALMA CRIATURA... loo vocĂȘ vai começar a entender.


É importante lembrar que se vocĂȘ tem condição de fazer um ensaio profissional, a qualidade Ă© completamente diferente sem mencionar a experiĂȘncia e o alcance muito mais fĂĄcil do seu objetivo com a fotografia. Seja um ensaio para um perfil profissional ou mesmo um ensaio sensual, lembre-se disso, o fotografo estudou, se dedicou, teve experiĂȘncia e vai te oferecer resultados sempre melhores. E se vocĂȘ ainda nĂŁo chegou a esta possibilidade, nĂŁo deixe de fazer o que vocĂȘ quer fazer hoje, ninguĂ©m começa nada perfeito mas todo mundo sĂł evolui depois de começar, vamos te ajudar com isso em nossos conteĂșdos e depois estaremos aqui para as suas fotos profissionais tambĂ©m!


Dica BĂŽnus 2: Se a foto Ă© para o crush, teste deixar as luzes mais fracas no ambiente, use uma luminĂĄria mais focada em vocĂȘ (tome cuidado para a luz nĂŁo ficar forte de mais), deixe um abajur por exemplo aceso mais longe, lĂĄ no fundo da foto, se tudo estiver em om mais amarelinho (o que vocĂȘ consegue atĂ© acertar editando a foto) vai ficar mais interessante e use seu celular em modo profissional se houver a opção. VocĂȘ vai arrasar com certeza!


Fico feliz que vocĂȘ leu atĂ© aqui!

Comenta o que mais te dĂĄ dĂșvidas na hora de se fotografar, quem sabe o prĂłximo poste Ă© sobre a sua dĂșvida!







Gabi_edited_edited.jpg

Gabi

Fotógrafa

Fundadora da Gabi Cravo e Canela

Marketeira de Formação

Quase Engenheira

Sonhadora e inquieta

 
GCC2